quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Viajar e passear de moto.

Sobre mim:
Sou um apaixonado em viagens, amante de motocicletas, não um expert em motos nem em viagens, mas um amante do mundo sobre duas rodas, onde a liberdade e a emoção de viajar, unidas ao visual e capacidade de reflexão consigo mesmo que um capacete pode proporcionar, me encontro com o mundo e consigo me localizar no plano do Pai Celeste.


Como esta paixão começou?
Não sei como me apaixonei pelas viagens, é algo assim meio que inexplicável, o espírito aventureiro e desbravador parece que já nasceu comigo, pois minhas mais remotas lembranças já me trazem essa minha vontade de viajar e de conhecer novos lugares e culturas diferentes.
Por profissão tive bons períodos de minha vida no comércio de autopeças, mas foi como motorista de caminhão que pude encontrar mais prazer no trabalho. Viajando de caminhão por este Brasil a fora é que consegui, por muito tempo, satisfazer esta minha paixão por viajar, descobrir e conhecer os mais variados destinos deste país continental, que diga-se de passagem, sou amante incondicional do Brasil Mas de moto, ah de moto! É com este magnífico meio de transporte que tenho me realizado.
Um hobby, um estilo, uma verdadeira paixão, viajar e passear de moto me proporciona os melhores prazeres da vida.
Portanto, não consigo explicar como me apaixonei pelas viagens, mas  é nelas que consigo me conhecer e me realizar.

Quando estou no caminhão:
Nas viagens de caminhão, quando estou sozinho na cabine, consigo curtir quase que da mesma forma de uma viagem de moto. A solidão da boleia, unida à vista que tenho da estrada e paisagens ao longo do percurso me é prazeroso. Só não consigo ter as mesmas sensações por causa da responsabilidade e seriedade destes momentos, que são obviamente devidos ao trabalho.
Mas é nas viagens de caminhão que minha vontade de viajar de moto é aumentada, pois, no caminhão, eu acabo não fazendo nenhum passeio, apenas viagens. É onde eu consigo diferenciar bem o que é fazer uma viagem de viajar e passear.

Guincho e Reboque em Uberlândia - MG

A garupatroa:
Minha companheira de viagens e passeios, além de incentivadora é também um motivo de inspiração. Simone é o nome do meu amor, que está em todas as viagens e passeios de moto e numa parte das viagens de caminhão. Desde que estamos juntos, fizemos um acordo de sermos felizes. Ela também adora e ama viajar e passear de moto.

Faz parte da felicidade poder proporcionar a ela os momentos de prazer e satisfação das viagens e passeios. Juntos vamos descobrindo lugares que acumulei vontade de conhecer em minhas viagens de caminhão, já explico, é que eu não considero que conheci um lugar quando passo por ali de caminhão. Pra mim, conhecer um lugar, vai mais além do que apenas ter ido e visto o local, conhecer a culinária, os costumes, o artesanato, o modo de vida e, claro, ter tempo para apreciar o que a natureza e a história do homem tem para nos mostrar.

E é a Simone que está sempre dividindo comigo as explorações e expedições por estas nossas viagens e passeios de moto, sejam elas perto ou longe, de horas ou dias em estradas pavimentadas ou de terra, calor ou frio, sempre posso contar com sua cumplicidade, carinho e um jeito diferente de contemplação das viagens e passeios que acaba me completando. Em alguns momentos me vejo como parte dela e ela parte de mim, tornando assim quase que somente um indivíduo aventureiro.

Temos limitações parecidas, ambos com mais de quarenta anos e patologias na coluna que tornam nossas viagens muito cansativas e doloridas, mas até isto nos torna mais cúmplices, pois acabamos por cuidar com muito mais carinho um do outro.







A moto
Foi em Fevereiro de 2016, iniciando o "plano santo" que elaborei no final de 2015, fui escolher a protagonista que me levaria a satisfazer meus sonhos de viajar e passear de moto, eu precisei levar em conta alguns detalhes e necessidades importantes. Eu já havia possuído várias motos, bem como já tinha experimentado uma série de outras dos meus amigos.
Mas eu precisava de uma moto para as aventuras e expedições que tanto sonhei em minha vida, agora eu precisava de uma moto que me atendesse no asfalto e na terra, mais para rodovia do que na cidade, que carregasse bem o peso de duas pessoas mais a bagagem e que tivesse um bom torque para que as ultrapassagens fossem seguras.
Eu também queria uma moto que fosse de fácil manutenção, pois eu não sabia, "como ainda não sei exatamente", o que iria encontrar em minhas aventuras, eu posso precisar de peças e mecânico em qualquer lugar que esteja, até eu mesmo posso ter que fazer algum reparo emergencial. Outro fator importante era o preço e condições para pagamento, além é claro, a moto precisa me oferecer conforto na dirigibilidade para que minhas duas Hérnias de disco me permitam ter prazer nos passeios e viagens.
Foi a partir destas necessidades e particularidades que, depois de algumas pesquisas e até alguns teste drives, acabei escolhendo a XRE300 da Honda.
Vontade de ter uma moto maior não me faltou, A Ténéré 660, V Strom 650, Versys 650, BMW 600 e 850 entre outras. Tive dúvidas também entre outras de mesmo porte, como a Yamaha Ténéré 250 e a Kawasaki Versys 300, mas a que mais atendeu os meus requisitos foi a escolhida.
Coloquei alguns equipamentos nela, como afastador de alforge, protetor de motor com pedaleira, baú traseiro e alforges laterais. Posteriormente substituí os alforges por baús laterais, para isso foi necessário apenas um reforço nos afastadores e eles se transformaram em dois suportes laterais para baú.
Já completando três anos de viagens e passeios(escrito em Dezembro de 2018), curtas, médias e longas, mais de Trinta e Seis Mil Kms rodados, consigo falar com tranquilidade que minha escolha foi bem acertada, tive boas experiências com a XRE300, mas também vejo que está na hora de partir para outra, meu objetivo é trocar de moto em meados de 2019, estou em processo de escolha ainda, mas confesso que até a própria XRE300 está na lista.
As necessidades são as mesmas, somente um detalhe diferente, agora quero uma moto maior, dentre as finalistas estão Suzuki V Strom 650, Honda CB500X, BMW 850 GSKawasaki Versys 650 e Honda NC750X Cada uma atende um pouco de minhas necessidades, a que englobar a melhor média delas certamente será a escolhida.



Os destinos

O objetivo deste blog é de mostrar e demonstrar as viagens e passeios que fazemos de moto, sejam elas curtas, médias ou longas, para que as pessoas possam tirar proveito das idéias de viajar e passear de moto e, de alguma forma, utilizar das nossas experiências e poder planejar as suas próprias. Para definir viagem de passeio, resolvi considerar que uma viagem, independente da distância, é quando passamos por mais de um dia fora de casa, enquanto os passeios, são aqueles em que voltamos no mesmo dia para o lar-doce-lar.
Portanto, os destinos são os mais variados, claro, que a ordem de distância está relacionada à nossa cidade de Uberlândia-MG e não temos aqui, necessariamente que apontar apenas os melhores destino turísticos do país, mas o caminho que trilhamos para encontrar a felicidade de viajar e passear de moto em diversas condições, sejam elas em viagens mais elaboradas, distantes e duradouras, como nos breves passeios, simples e rápidos.

"Esta página estará sempre em construção, na medida em que uma publicação sobre a viagem ou o passeio para um determinado local desta lista for publicado, colocarei o link para a página".


"Efésios 4, 31-32
Toda amargura, ira, indignação,gritaria e calúnia sejam desterrados do meio de vós, bem como toda malícia. Antes, sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo."

Veja outras publicações do nosso Blog

Cachoeira da Fumaça - Rio Claro - Nova Ponte - MG
Um passeio até a cachoeira da Fumação no município de Nova Ponte - MG, às margens da BR452 no sentido Uberlândia - Araxá.

Uma viagem ou passeio até a represa de emborcação no município de Três Ranchos - GO, curtindo o caminho pela BR 050 de Uberlândia, passando por Araguari, Catalão e Ouvidor.

Alguns pontos turísticos da represa de Nova Ponte, pela BR 452 e na Prainha da Cidade de Nova Ponte - MG.


Um passeio de moto de Uberlândia até o Pontilhão Uberlândia-Araguari que liga as duas cidades pela estrada de ferro Mogiana.

Ponte Quinca Mariano
Um passeio de moto de Uberlândia - MG para a divisa de Minas Gerais com Goiás no caminho de Araguari para Caldas Novas.



Viajar e passear de moto de Uberlândia para Serra da Canastra em São Roque de Minas vilarejo São João Batista da Canastra.

Cachoeira Mirandinha - Araguari - MG
Viajar e passear de moto para a Cachoeira de Mirandinha no Município de Araguari, próximo a barragem da Usina Hidrelétrica de Miranda em Indianópolis - MG

Cachoeira Rio das Pedras - Uberlândia
Viajar e passear de moto de Uberlândia para Cachoeira Rio das Pedras, o trajeto e o destino por estradas de terra.

Praia de Trindade - Paraty - RJ
Viajar e passear de moto de Uberlândia para Trindade - RJ é uma boa aventura da pilotagem. Um trajeto de aproximadamente 900 Km, cortando todo o Estado de São Paulo até o litoral sul fluminense.


Viajar e Passear de Moto sobre uma viagem de moto para Trindade - GO, uma cidade com perfil turístico religioso, partindo de Uberlândia - MG

Viajar de moto de Uberlândia para Bertioga
Viajar e passear de moto de Uberlândia para Bertioga no litoral norte de São Paulo de moto pelas rodovias BR 050, Anhanguera, Anchieta e Rio Santos.

De moto para Cachoeira de Furnas em Indianópolis MG
Viajar e passear de moto de Uberlândia MG para cachoeira de furnas no município de Indianópolis MG.

Viagem de moto de Uberlândia para Pirenópolis - GO
Viagem de moto de Uberlândia para Pirenópolis - GO no interior de Goiás entre Brasília e Goiânia.


Em breve:

Piracanjuba - GO
Cachoeira Sucupira - Uberlândia - MG
Cachoeira Mandaguari - Indianópolis - MG
Goiânia - GO
São Paulo - SP
São Carlos - SP
Aparecida do Norte - SP
Rio Claro - Hotel Fazenda - Nova Ponte - MG
Itanhaém - SP
Ponte da divisa Minas e Goiás BR050
Cachoeira Dourada de Goiás - GO

Texto de Dezembro de 2018.
Por: Glaiton Faria


Autor:
Glaiton Faria
Além da paixão por moto, passeios, viagens e turismo ecológico, trabalho com transporte de máquinas e serviço de guincho em Uberlândia - MG






Sobre mim e o blog

Viajar e passear de moto.

Sobre mim: Sou um apaixonado em viagens, amante de motocicletas, não um expert em motos nem em viagens, mas um amante do mundo sobre duas r...

Nossas viagens e passeios